Meditação e autoconhecimento.

Meditação e autoconhecimento.

Larissa Luna

Larissa Luna

Embora sejam incontáveis os seus benefícios, o processo de autoconhecimento nem sempre é fácil. Descobrir a si mesmo costuma ser uma experiência que demanda dedicação e tempo, além de causar um grande impacto. São muitas e muito particulares as formas de se autoconhecer, mas algumas delas se destacam pela eficiência e a meditação é uma delas.

A meditação ensina cada um de nós a conectar-se com si mesmo e com o momento presente. Quando meditamos, há um ganho de aptidão mental e emocional e com isso, todos os aspectos da sua vida melhoram, incluindo saúde, felicidade e produtividade.

Meditar é como abrir uma brecha entre a emoção e o instante da ação, criando um espaço no vazio e evitando a reação impulsiva na hora de tomar decisões importantes. Isso porque, além de descontrair, a atividade é capaz de modificar estruturas e funções cerebrais.

O autoconhecimento é, cada vez mais, um pré-requisito para que nossas vidas pessoal e profissional tenham movimento, sucesso e melhores resultados.

Estamos sempre enxergando fora de nós o que queremos conquistar. Agimos como se tudo isso estivesse longe; como se exigisse um tempo e um esforço grandes demais, o que nos faz esquecer de olhar para dentro e refletir sobre nossas vidas.

Mas o autoconhecimento não depende de fatores externos.

A meditação é um ótimo método para o autoconhecimento e é capaz de proporcionar ao individuo uma viagem profunda ao seu próprio eu. É como se olhasse para o seu interior, para sua alma e emoções e conseguisse enxergar o que tem lá dentro, ganhando mais consciência para entender o seu corpo e os pensamentos. Você mantém equilíbrio entre o corpo e a mente. É um momento de focar no presente, não permitindo que os pensamentos desnecessários tomem conta da sua mente auxiliando nessa jornada de conhecer a si mesmo.