Você sabe o que é reprogramação emocional?

Você sabe o que é reprogramação emocional?

Ana Egloge

Ana Egloge

Nós podemos dividir nossa mente em duas partes, o consciente, que coordena os pensamentos racionais e o subconsciente, que abriga nossas crenças e constrói as perspectivas emocionais. A partir do momento em que sentimos ou pensamos algo, criamos nossa realidade que não pode ser destruída, porém pode ser mudada. Essa alteração consiste na reprogramação emocional.

A sua personalidade é moldada por crenças, condicionamentos e valores pessoais que são só seus. Isso ocorre devido à forma que o nosso cérebro constrói e assimila informações que são criadas baseadas em experiências, convívio social e hábitos culturais.
A nossa consciência sabe discernir o real do irreal, mas o subconsciente não sabe. Quando nossa mente está distraída, como quando assistimos a um filme, o inconsciente responde ao conteúdo como se fosse real, então nos assustamos, choramos e, até, nos emocionamos.
Por isso é que podemos reprogramar nossa mente e mudar os sentimentos ligados a certas lembranças.
Para mudar a maneira de agir da mente é preciso separar a imagem da resposta emocional ligada a ela, já que são os sentimentos que têm o poder. A ideia básica por trás da remodelação é reunir a memória e mudar as projeções de forma que essa imagem e os sentimentos ruins ligados a ela sejam neutralizados.
Você pode criar o efeito positivo ao estimular a criação de afirmações e visualizações, ou seja, utilizar a atitude mental positiva. Por exemplo, visualizar algo que você quer muito e como se sentirá quando o conseguir é um exercício excelente. Não é preciso ter uma visão muito detalhada, mas a resposta emocional deve estar clara e é de grande importância para a construção do link mental.

A reprogramação emocional consiste numa série de afirmações que você vai criar, mas é importante que essas afirmações tenham um efeito emocional.

A meditação e técnicas que trabalhem o corpo como o DeROSE Method também são maneiras de reprogramações emocionais que tem a capacidade de focar na sua mente e condicionam a mente e o corpo ao mesmo tempo.