Superávit de energia e vitalidade

Superávit de energia e vitalidade

Larissa Luna

Larissa Luna

Uma das técnicas mais importantes da prática de yôga é a respiração. Como já vimos em textos anteriores aqui no nosso blog, só o fato de você se colocar consciente e respirar de forma completa já te auxilia na gestão do stress e ansiedade.

A ansiedade é o vilão da nossa era. Ela chega despercebida e quando você vê, já está afogado no meio de tantas solicitações e notificações, isso levando em consideração apenas o mundo digital. Além de tudo isso, você precisa lidar com as necessidades das pessoas com as quais você convive. Essa pressão faz seu nivel de ansiedade só aumentar, por isso é importante ter ferramentas para que em determinados momentos você saiba esvaziar sua mente e se conectar com a sua essência. Além disso, você precisa aprender como direcionar sua energia para aquilo que importa e aprender a desapegar de tentar resolver problemas que estão fora do seu alcance.

Dessa forma, a respiração te traz para o momento presente, nela não existe nada de passado nem de futuro, existe apenas o aqui e o agora.
Você aprende a não gastar energia com aquilo que não interessa.

Mesmo assim, no meio disso tudo, precisamos um extra de energia.
As técnicas respiratórias são excelentes ferramentas para isso.
Uma simples respiração completa já te auxilia na oxigenação sanguínea, deixando você mais desperto e menos cansado; uma respiração lenta e consciente já estimula seu sistema parassimpático diminuindo o nivel de stress e cortisol e aumendo a sensação de leveza e bem estar.
Além disso tudo, temos um elemento mais sutil e tão importante quanto o que nos auxilia nesse processo – o prána.
Prána é o nome da energia de origem biológica que circula pelo nosso corpo; no yôga o termo pránáyáma se refere às técnicas respiratórias que estimulam o prána dentro do nosso corpo.

Sua energia está onde a sua consciência está; ao localizar sua atenção no prana, você gera um estímulo na captação do prána, gerando assim um superávit de energia no seu corpo – essa é a função básica dos pránáyámas. Existem algumas técnicas onde podemos usar mentalizações mais específicas que estimulam nossos centros de energia – os chakras, que são os canais congruentes desse prána que circula no seu corpo.

Quanto mais avançados forem o seu pránáyáma e a sua mentalização, mais vc conseguirá canalizar essa energia para parte do seu corpo ou para determinado centro de força, estimulando assim as características que você gostaria de desenvolver.

Com o uso constante dessas técnicas, você se torna mais focado, eficiente, produtivo e com mais energia para exercer as tarefas do seu dia a dia. É um ´investimento de tempo´ que te traz mais tempo !