Purificação e sensorialidade

Purificação e sensorialidade

Roberta Parente

Roberta Parente

O ato de limpar e higienizar o corpo está presente no dia a dia como uma rotina que nos é ensinada desde a infância. Uma percepção de que a parte externa do corpo precisa desse cuidado para nos mantermos livres de germes e bactérias.


Os povos mais antigos iam além dessa simples limpeza. Eles se preocupavam com a parte interna da estrutura física e, por isso, desenvolveram técnicas de purificação que buscavam uma limpeza mais profunda do corpo, algo que envolvesse órgãos internos e até mesmo sistemas inteiros.

Essas técnicas milenares estão presentes na rotina do praticante do nosso Método. São técnicas que envolvem os órgãos internos, principalmente os intestinos, sistemas completos como o respiratório e, até mesmo, um período inteiro de purificação de todo o corpo através de uma alimentação mais pura e fresca.

Essa limpeza mais sutil e profunda promove uma purificação das mucosas, ampliando a vitalidade, a saúde e mantendo o corpo jovem por mais tempo. Percebe-se uma ação direta e imediata sobre as áreas de atuação como melhora na respiração, no processo digestivo e excretor, na visão, entre outros.

Além dos efeitos físicos e mecânicos, a limpeza das estruturas internas aumentam a sensibilidade diante do próprio corpo físico. Os sentidos tornam-se mais aguçados e o praticante sente o corpo mais coeso e vívido.

O incremento da sensorialidade está associado a um entendimento mais profundo do corpo e dos sinais que ele envia informando aquilo que está acontecendo internamente. Nesse ponto, não estamos falando apenas de processos químicos e fisiológicos, mas principalmente de emoções e pensamentos que são registrados através de sensações no corpo físico.

Tornar-se mais sensível a si mesmo é um processo de autoconhecimento. Esse aprendizado se inicia no corpo físico que é a estrutura mais palpável e perceptível a nós.

Através dessa compreensão nos tornamos aptos a desvendar os acontecimentos mais sutis, como os processos das emoções e dos pensamentos.

Portanto, ao tornar o corpo limpo e purificado através de técnicas de limpeza orgânica, adquirimos uma capacidade maior de percepção dos sentidos e, a partir desses, desenvolvemos uma visão ainda mais clara e límpida de todos os processos internos como condicionamentos e paradigmas. Esse aumento da sensorialidade é a chave para um processo maior de evolução que é o aprimoramento pessoal.