Receita dica de natal.

Receita dica de natal.

O Natal tá chegando, mas ainda dá tempo de pensar em uma receita deliciosa para sua ceia.Que tal um saboroso cuscuz paulista de legumes?

Ingredientes
1 1/2 xícara (chá) de farinha de milho flocada
1/4 de abóbora japonesa (cerca de 200 g)
250 g de palmito pupunha em conserva
15 quiabos (cerca de 100 g)
1 abobrinha
1 cenoura
1 cebola
1 talo de salsão
2 dentes de alho
1 pimenta dedo-de-moça
1 lata de tomate italiano pelado em cubos (com o líquido)
1/3 de xícara (chá) de ervilha congelada
1,5 litro de água
1 1/2 colher (sopa) de azeite
1 colher (chá) de cominho em pó
1 colher (chá) de gengibre em pó
1 folha de louro
2 talos de cebolinha fatiados
1/3 de xícara (chá) de salsinha fresca picada
1 1/2 colher (chá) de sal
óleo para untar a fôrma

Modo de Preparo
Lave e seque a abobrinha, a cenoura, o talo de salsão e a pimenta dedo-de-moça. Corte a abobrinha, a cenoura e o talo do salsão em cubinhos. Descarte as sementes e pique fino a pimenta dedo-de-moça.

Descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho. Descasque, descarte as sementes e corte a abóbora japonesa em cubos pequenos. Escorra a água do palmito e fatie cada um em meias-luas de cerca de 1 cm.

Em uma panela grande refogue a cebola no azeite até murchar. Adicione mais 1/2 colher (sopa) de azeite, junte o salsão, a cenoura e a folha de louro e refogue por mais 5 minutos. Acrescente o alho, a pimenta dedo-de-moça, o gengibre e o cominho em pó. Misture bem por 1 minuto para perfumar.

Junte o tomate pelado, a abóbora e a abobrinha e regue com a água. Misture bem e deixe cozinhar em fogo médio. Quando ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por mais 35 minutos – mexa de vez em quando para a abóbora desmanchar.

Enquanto isso, unte com óleo uma fôrma redonda de 20 cm de diâmetro e 7 cm de altura. Lave e seque bem os quiabos com um pano de prato limpo. Corte cada um ao meio no sentido do comprimento.

Em uma frigideira com um fio de azeite, adicione os quiabos com a parte cortada para baixo. Deixe por cerca de 2 minutos cada lado até dourar.

Após os 35 minutos de cozimento, junte os cubos de palmito e a ervilha. Tempere com o sal, misture bem e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Misture a salsinha e cebolinha. Polvilhe a farinha de milho aos poucos, misturando com a espátula para não empelotar. Mexa por mais 2 minutos para engrossar e desligue o fogo.

Para a montagem: preencha o fundo da fôrma com uma camada de cuscuz de cerca 1 cm de altura; disponha os quiabos grelhados na vertical, com a pontinha para cima e o lado cortado para fora, um ao lado do outro por toda a lateral da fôrma.

Complete a fôrma com o restante do cuscuz – pressione e nivele com a espátula para acomodar a massa. Leve para a geladeira e deixe por, no mínimo, 3 horas para firmar (se preferir prepare de um dia para o outro).

Fonte: http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=300802