Káma shuddhi

Ana Paula Matta

Ana Paula Matta

No processo de aprimoramento pessoal, muitas vezes buscamos trabalhar apenas o corpo físico que é o mais perceptível para nós. Assim como nutrimos o organismo, precisamos também alimentar os corpos mais sutis, como o emocional e o mental.

Para aguçar essa percepção, o desenvolvimento se inicia no corpo físico e segue para os aspectos mais sutis como as emoções e os pensamentos, que constituem a parte mais densa do nosso ser.

E qual a importância de trabalhar as emoções?

Dentro da filosofia hindu, káma shuddhi consiste na purificação emocional, sendo káma sentimento, desejo, paixão e, shuddhi purificação, limpeza dos elementos densos, emocionais. Consiste em uma importante etapa da nossa metodologia.

A emocionalidade é uma herança biológica poderosa dentro da evolução de todos os mamíferos e é capaz de gerar dor e prazer. Ao sentir-se ameaçado, com medo, raiva ou paixão, age-se por impulso, de forma reativa.

Saber gerenciar o emocional irá trazer mais lucidez e qualidade de vida.

Mas como transformar e trabalhar o emocional?

Ao parar de deixar as coisas fluírem de modo automático e instintivo, você assume as rédeas de sua vida, tornando-se mais consciente de suas ações, atitudes e sentimentos.

O cansaço do corpo físico e a instabilidade das emoções nos desestruturam e causam stress, colocando-nos em situações difíceis e gerando problemas de relacionamento com os outros e conosco mesmos.

Tudo isso pode ser atenuado ou até mesmo evitado se tivermos mais autoconsciência.  A respiração é uma das melhores técnicas para conquistá-la. Por isso, em nosso trabalho, priorizamos bastante essa ferramenta.

Manter uma alimentação saudável e aprender a descontrair também favorece esse aprendizado. Ser leve e deixar as coisas fluírem ajudam muito no processo de transformação pessoal.

Através dessas mudanças teremos mais bem estar, satisfação e bons relacionamentos.

A ideia é sempre voltar-se para dentro e perceber qual é a nossa dificuldade. Nem sempre conseguimos sozinhos, mas é possível!

Vale lembrar que tudo começa através dos nossos pensamentos. Nossa mente é muito criativa e por isso devemos cultivar pensamentos leves e positivos. Podemos sim moldar nossa imaginação, como queremos ser, sentir, nos comportar, etc.

Comece com pequenas mudanças, algo simples, seja no modo de se vestir, se alimentar, sua atitude, algo que não exija grandes mudanças para não gerar frustração e ansiedade. Com o tempo vai ficando mais fácil e é aí que a transformação acontece.

Para resumir, ficam as dicas:

1-      Tenha pensamentos mais leves e positivos;

2-      Respire de forma ampla e consciente;

3-      Alimente-se de forma nutritiva;

4-      Aprenda a descontrair e a descansar;

5-      Faça pequenas mudanças no dia a dia.