Descontrair e descansar o corpo

Descontrair e descansar o corpo

Ana Egloge

Ana Egloge

O excesso de trabalho, de estudos ou a cansativa rotina do dia a dia podem deixar qualquer pessoa esgotada. A vontade é de chegar em casa e ir direto para a cama dormir, mas sabemos que nem sempre isso é possível.
Antes de tudo, é importante compreender que os problemas sempre irão existir, e a única coisa que podemos mudar, é a forma de como reagir a eles. Ou seja, se estressar não vai fazer com que o problema desapareça. Por isso, evite sempre que o pequeno estresse se transforme em algo muito mais grave.
Ao chegar em casa após um dia intenso de trabalho ou de estudos, procure desacelerar o seu corpo e a sua mente, percebendo melhor todos os seus sentidos – da pele para dentro.
Temos o hábito de fazermos muitas coisas ao mesmo tempo, às vezes, até de forma mecânica. Assim, vamos priorizando tantas outras coisas ao longo do dia, que no final, a exaustão toma conta de todo o seu corpo.

Dessa forma precisamos encontrar ferramentas para nos auxiliar a gerir essa pressão no dia-a-dia. Confira algumas dicas para te auxiliar.

DESCANSAR O CORPO E A MENTE: 5 FORMAS DE RELAXAMENTO PARA DORMIR
A hora de dormir é um momento em que a mente e o corpo se preparam para entrar em descanso e acordarem bem para enfrentar o dia seguinte. Pelo menos, é assim que deveria ser, mas muitas pessoas ainda reclamam que têm dificuldades em encontrar formas de relaxamento para dormir.
A rotina e os compromissos do dia a dia podem fazer com que você chegue em casa cansado e não desligue o corpo. Dessa maneira, a mente fica agitada, e deitar na cama pode ser um momento mais estressante do que relaxante.
Para resolver esse problema, listamos algumas dicas para relaxar e pegar no sono com facilidade:

DESCONECTE-SE
O ser humano vive conectado: televisão, smartphones e computadores trazem a sensação de que você deve estar ligado aos seus aparelhos 24h por dia. Porém, ao menos 1h antes de se deitar, desligue os seus aparelhos eletrônicos e tente fazer alguma atividade que não seja virtual.

RESPIRE COM CONSCIÊNCIA
Respirar adequadamente é saber encontrar um ritmo para a inspiração e expiração quer para relaxar, quer para energizar.
Após se desconectar, preste atenção na sua respiração e deixe que ela flua de forma livre e também espontânea; você poderá fazer esse exercício deitado em sua cama:

ajuste a iluminação do seu ambiente;

ao se deitar, descontraia todo o seu corpo, deixando braços e pernas um pouco afastados;

mantenha os olhos fechados e a mente livre de pensamentos;

inspire contando um tempo e expire contando dois tempos;

sempre que expirar busque soltar ainda mais o corpo, descontraindo-o dos pés até o alto da sua cabeça.

TENHA UM RITUAL
A rotina é necessária para que o nosso corpo responda bem a todos os momentos do dia. Para dormir, não é diferente: se você mantém um ritual toda noite, seu corpo vai aprendendo aos poucos que você está se preparando para dormir e começa a te ajudar, proporcionando a sensação de sono e relaxamento. Uma dica de ritual é tomar um banho morno e um chá. Depois, deite-se e leia um livro ou ouça uma música relaxante.

LEIA UM BOM LIVRO
Ler é uma excelente técnica de relaxamento, desde que os livros não te tragam inquietude ou agitação.

MEDITE
A meditação ajuda a melhorar o foco e a concentração em suas atividades e a relaxar no momento em que você precisa.

Como todo novo hábito, permita-se experimentar e vivenciar aquilo que lhe traz prazer e conforto. Aos poucos você criará uma rotina que será adequada ao seu estilo de vida.