O corpo humano.

O corpo humano é feito de uma matéria densa, mas o que nos difere da matéria inanimada é a energia vital. Ela nos permite andar, respirar, realizar todas as nossas funções biológicas e é através dela que agimos no mundo.Nós também possuímos emoções, pensamentos e intuição. E esse complexo sistema que compõe o ser humano é muitas vezes subaproveitado pela maioria das pessoas.Quando realizamos alguma atividade física estamos trabalhando todos esses elementos simultaneamente. Numa corrida, por exemplo, exigimos dos músculos e do sistema cardiovascular. A corrida aumenta os batimentos cardíacos, o fluxo respiratório e irriga os músculos com sangue renovado. Como possuímos elementos mais sutis além do corpo físico, temos que administrar a ansiedade, a preguiça, a falta de atenção ao corpo e em momentos de grande pressão precisamos de habilidades que nos permitam também observar esses outros aspectos.

Numa maratona, correr 42 quilômetros exige muito preparo físico e disciplina nos treinos. Envolve um trabalho mental e emocional muito grande, pois o corredor, para obter a performance desejada e preservar a sua saúde, deve ter uma rotina de treinos rigorosa, uma alimentação adequada e muita determinação.

Despertar essa consciência proporciona um significativo aumento na performance de qualquer esporte e através das técnicas do Método DeROSE o praticante entra em contato com essa estrutura e aprende a trabalhar cada aspecto individualmente e no conjunto.

Reforçamos a importância de respirar mais e melhor, com atenção a cada fase da respiração. Com a ampliação da capacidade pulmonar o praticante tem mais condições de administrar o nervosismo e a ansiedade, além de assimilar mais energia e vitalidade para um bom desempenho no seu esporte.

As técnicas corporais trabalham isoladamente grupos musculares específicos, alongando, dando tônus, equilíbrio e flexibilidade. Com maior consciência corporal o praticante percebe um aprimoramento contínuo, levando esse aprendizado para suas atividades físicas e também para a sua vida.

O foco principal da nossa metodologia é promover uma integração de todas essas diferentes dimensões do ser humano. Busque conhecer a si mesmo e você vai descobrir que seus obstáculos serão transpostos com muito mais facilidade, trazendo mais alegria e satisfação para a vida.

Por Flávio Mamede
Instrutor do Espaço Itaim do Método DeROSE