Foco, intuição, administração do stress e criatividade
Foco, intuição, administração do stress e criatividade

Foco, intuição, administração do stress e criatividade

Mindfulness ou atenção plena é considerado um estado mental. Consiste na capacidade humana básica de estar totalmente presente, consciente de onde estamos e no que estamos fazendo. Através do treinamento de mindfulness aprendemos a observar os pensamentos, sensações corporais e emoções no momento em que elas ocorrem, sem reagir de maneira automática.

Este treinamento se reflete em nossas vidas de forma a nos influenciar na tomada de decisões mais conscientes e na maneira positiva em como lidamos com os desafios cotidianos. Aprendemos a regular as emoções desafiadoras e  criar espaço oportuno para a meditação.

Sendo assim, entendemos que o mindfulness faz parte do contexto da nossa prática como um preparatório para a meditação.

Meditação consiste em parar de pensar a fim de permitir que a consciência se expresse através de um canal mais sutil, mais profundo, mais abrangente, que está acima da mente.

A princípio, a meditação tem como objetivo a expansão da consciência. Contudo, são inegáveis os inúmeros efeitos colaterais que essa técnica pode produzir no ser humano.

Segundo pesquisas feitas pela Universidade de Harvard, a meditação é capaz de atuar na parte fisiológica do nosso cérebro,  reconstruindo o que chamamos de “massa cinzenta”, conhecida por ser importante para a aprendizagem, memória e por conter estruturas associadas ao autoconhecimento, empatia e administração do stress.

No mundo de hoje, globalizado e altamente competitivo, as próprias empresas têm buscado formas diferentes de capacitar seus colaboradores, não no quesito técnico, pois os bons profissionais já possuem MBA, pós graduação, mestrado, etc. Essas empresas precisam de profissionais que pensem “fora da caixinha”, profissionais com ideias inovadoras e com maior capacidade de realização e liderança. Uma das alternativas que mais vêm crescendo e sendo adotadas para lidar com esses desafios da vida moderna é a meditação.

Uma pesquisa famosa sobre os efeitos da meditação é a do neurocientista Richard Davidson, pesquisador da Universidade de Wisconsin-Madison. A fim de mostrar as regiões mais ativadas durante a meditação, ele monitorou monges tibetanos em máquinas de ressonância magnética e o resultado foi a ativação da área responsável pelo raciocínio, pela atenção e pela administração das emoções, conhecida como córtex pré-frontal. “Entendemos que a meditação é um treinamento para o cérebro, como os exercícios físicos são para os músculos” diz ele.

Steve Jobs, cofundador da Apple e um dos líderes mais admirados pela sua ousadia e forma inovadora de trabalho, era publicamente adepto da meditação. Em citação para o seu biógrafo Walter Isaacson ele disse: “Se você simplesmente sentar e observar verá como a sua mente é inquieta. Com o tempo ela se acalma e quando isso acontece, existe espaço para ouvir as coisas mais sutis – e é aí que a sua intuição começa a aflorar e você começa a ver tudo mais claramente e estar mais no presente. Sua mente desacelera e você sente naquele momento uma tremenda expansão”.

Vendo todos esses relatos, a meditação pode até parecer algo mágico. No entanto, todos esses efeitos são frutos de disciplina e constância.

Corpo, mente, emoções e intuição devem caminhar juntos rumo à conquista de nossos sonhos e objetivos. Para tanto, precisamos de meios que nos possibilitem trazer à tona habilidades em todas essas áreas humanas.

No Método DeROSE Itaim  ensinamos a meditação como parte essencial de uma prática milenar muito mais rica e completa. Algumas delas são:

Técnicas corporais

É claro que é importante trabalhar a mente, mas antes disso nosso corpo físico precisa ser lapidado para acompanhar essa evolução.

Um corpo bem trabalhado e estimulado a desafios não somente contribui para a sua saúde fisiológica, mas também para incrementar os níveis de serotonina e endorfina no cérebro, responsáveis pelas sensações de bem-estar e felicidade.

Respiratórios

Através dos exercícios respiratórios vamos oxigenar nossas células e aumentar a  quantidade de energia biológica que circula pelo nosso corpo. Com mais energia e disposição temos mais assertividade e clareza de pensamentos.

Além do mais, os respiratórios são a chave para o autoconhecimento. Através deles ampliamos nossa percepção, depuramos nosso corpo físico e sutil, agregamos vitalidade e consciência às nossas células, afloramos sensações, trazemos à tona emoções e conhecimentos inconscientes. Literalmente despertamos!

Descontração e reprogramação emocional e mental

Com as técnicas de descontração possibilitamos um breve, mas profundo descanso para o nosso corpo, emoções e mente; que passam o tempo todo trabalhando. Seria como reiniciar um computador, para que então tudo voltasse a funcionar normalmente.

Neste estágio aprendemos a criar moldes mentais mais lúcidos daquilo que desejamos construir em nossas vidas em todos os níveis. A nossa mente cria a realidade à nossa volta e possui um poder absurdo de nos conduzir aos nossos sonhos e nos catapultar para a vida.

Tudo isso em conjunto vai produzir uma verdadeira transformação positiva em você, resultando não somente em melhor produtividade profissional, mas principalmente em uma vida mais plena, mais feliz e realizadora.

Para o nosso Método, o autoconhecimento é uma escolha desafiadora, mas também gratificante e consiste em uma das mais nobres tarefas para se dedicar em uma vida.

É viver o momento presente e desenhar a sua própria existência com satisfação, dedicação e felicidade, para que todos os recordes e desafios sejam vencidos e todos os sonhos concretizados.

Se você gostou do que leu, experimente!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no print

Agende sua experiência

Próximos Eventos
Workshop Respiração e Alta Performance
qui 26

Workshop Respiração & Alta Performance

26 de setembro, 20:00 - 21:30

Inscreva-se na nossa newsletter